CRI-e-ME
Criatividade e Competência
CRIAÇÃO E CONTEÚDO
Especialista em Criação, Conteúdo e Marketing Digital localizado na Zona Norte de São Paulo
Para este case da LoGo, irei falar sobre o projeto que fiz para a empresa JCL, cliente em Hong Kong. O agente de carga queria que uma nova identidade visual fosse desenvolvida para eles, estando alinhada à personalidade da empresa e representando os seus valores de ser uma empresa moderna e profissional. Com estes propósitos, a JCL contratou o pacote de identidade visual oferecido pela LoGo, que consistiu no desenvolvimento de uma logo, slogan e cartões de visita.
A Empresa Stage Burguer precisava de uma criação de identidade visual envolvendo a criação do logo e otimização do seu site para ficar responsivo em todos os dispositivos.
Empresa internacional Walking Tours me contatou em 2015 para estar fazendo o trabalho de criar sua identidade visual dentro da Internet. O resultado não poderia ter sido melhor! O pessoal da Tours ficou muito satisfeito com o resultado de cada material de seu novo pacote de identidade visual. Se você acha que a sua empresa também pode se beneficiar de uma mudança ou atualização em sua identidade de marca visual, não hesite em me contatar!
Ter uma identidade, uma linguagem que mostre o que você faz e quais os seus valores é importante para o cliente se identificar com você. Assim a sua comunicação cria no cliente uma simpatia e admiração, que levam a confiança e ele passa a ser um fã da sua marca, produto ou serviço. Veja acima neste case do cliente Fazzio Arquitetura, um bom exemplo de uma identidade visual que posso fazer para você e para sua empresa.
METODOLOGIA CRIATIVA
Minha metodologia de Criação e Conteúdo começa com o processo criativo muito antes do momento de produção de textos, peças e outros produtos. Antes disso, me debruço sobre todos os dados possíveis: desde Google Analytics até o banco de dados do cliente. Com esse trabalho somado aos meus conhecimentos de marketing de conteúdo, tenho a total convicção de que a criação atingirá os resultados que dela se espera.
Com o briefing sólido e o conceito em mente, meu trabalho de construção da mensagem é simplificado e a assertividade passa a ser muito maior, já que a produção foi pensada no formato que meu próprio público aprova e veiculada no canal em que meu público está. Além da qualidade, prezo pela parte organizacional para jamais ultrapassar prazos e termos o melhor produto possível dentro da data agendada.
Para entregar aquilo que prometo, meu cronograma contempla muita organização para diminuir as chances de erro; amplo conhecimento de todo público-alvo; muito estudo de dados e de fontes com informações sobre marca, produtos, público e canais; comprometimento com o prazo sem abrir mão da qualidade; e acompanhamento de resultados para jamais parar de progredir.
CASES
Ao longo de minha carreira tive o privilégio de realizar diversos trabalhos de Marketing e Conteúdo. Confira abaixo Cases de sucesso utilizando serviços de Marketing e Conteúdo.
Red Bull
Além de patrocinar diversos eventos e criar os seus próprios voltados para esportes, a marca investe em muito conteúdo em vídeo, com seu canal no YouTube, e texto.
A criação de conteúdo é tão forte para a marca, que em abril de 2007 foi fundada a empresa de conteúdo da própria Red Bull, a Red Bull Media House. A primeira publicação foi uma revista, a Red Bull Bulletin, lançada no ano seguinte.
Além das revistas e dos eventos, a empresa de mídia lançou filmes e até gravações musicais em um estúdio com artistas licenciados. Desde 2018, o conteúdo criado pela marca já está presente em 178 países.
Alguns exemplos são o Red Bull Radio, serviço de streaming musical com transmissão 24 horas; a premiada revista The Red Bulletin; Sounds of Red Bull, uma rede global de produtores e compositores.
GoPro
A GoPro não vende apenas câmeras e acessórios. Em seu canal no YouTube, com mais de 7.700.000 inscritos e alcançando a marca de mais de 2 bilhões de visualizações, trabalha muito o conteúdo gerado pelo usuário.
O GoPro Awards é uma premiação para usuários da câmera, que podem enviar vídeos e competir em três categorias por prêmios em dinheiro. Além de ser uma forma de reter clientes e mantê-los engajados, também acaba transformando-os em embaixadores da marca.
Os conteúdos ainda podem inspirar muitas pessoas que ainda estão na decisão de compra, vendo o que é possível fazer com o produto. Pelos números de seu canal, é possível perceber o tamanho do engajamento que esse conteúdo gera para a marca.
HubSpot
A HubSpot é uma empresa de SaaS (Software as a Service). Eles vendem softwares. São ferramentas para os times de Comunicação, Marketing e Vendas, como automação de marketing e CRM, por exemplo. Mas eles também são uma referência mundial em Inbound Marketing.
Inclusive o assunto foi mencionado pela primeira pelo cofundador, Brian Halligan. A empresa trabalha diariamente a criação de uma comunidade, seja com seus blogs (Vendas, Marketing e Serviços), os cursos gratuitos na HubSpot Academy, o evento anual Inbound, entre outros conteúdos divulgados nos perfis das mídias sociais e YouTube.
Etsy
A Etsy é um marketplace muito conhecido, principalmente, nos Estados Unidos. Existe uma infinidade de categorias de produtos, desde itens artesanais a peças de colecionador.
O blog da empresa é mais um de Marketing de Conteúdo. Poderia ser um grande desafio, afinal, vários tipos de produto são vendidos na plataforma. Mas, ainda assim, o conteúdo do blog conseguiu ficar claro e organizado.
A linha editorial é bem definida, por categorias de produtos, com muitos blog posts educativos. Existem categorias de conteúdo mais de Atração (topo de funil) como DIY e Decorating Ideas; Conversão, com os posts sobre os produtores (Featured Shops); e conteúdo de Venda, como os Shopping Guides, que nada mais são que listas de produtos.
Marriott International
Um dos cases de destaque de Marketing de Conteúdo no Turismo é o da Marriott International. Seguindo a linha da Red Bull e da Nestlé, a rede criou sua própria agência in-house, o Marriott Content Studio, lançado em 2014 para atender às 18 marcas da rede. Não só uma produtora de conteúdo, o estúdio produz filmes também.
Na ocasião do lançamento do filme “Two Bellmen Three”, o diretor Creative & Content Marketing para Ásia Pacífico da Marriott, Tony Chow, definiu bem como o Marketing de Conteúdo ajuda na marca.
“Não apenas essa franquia de filmes inovadora ajuda a levar interesse e reconhecimento da nossa marca, ela inspira e engaja consumidores com sua história criativa – enriquecida pelo apelo do destino local e a popularidade crescente da cultura coreana.”
Starbucks
A marca de cafeterias é famosa não só por suas lojas, mas pelas fotos dos copos de cafés mais “instagramáveis” que existem. E não é por ser elaborado, mas pela relevância e tamanha autoridade da marca no mercado.
Muito desse sucesso veio de criar uma cultura com a marca, que gerou uma comunidade e, hoje, gera toneladas de conteúdo de fãs que engajam naturalmente nos perfis em mídias sociais. E ainda estimulam outras pessoas a irem ao local a cada foto postada.
A marca produz bastante conteúdo em mídias sociais e ainda estimula a criação do usuário. Além disso, investe em conteúdo diferenciado em seu canal no YouTube, além de dicas e How Tos, muitas séries focadas em pessoas e storytelling, o que ajuda com a aproximação do público.
Lego
A Lego tem a maior audiência de um canal de marcas no YouTube, segundo dados da Social Bakers, com 9.604.895.634 de visualizações totais. Além de quase 8 milhões de inscritos. Não esqueça que a marca tem mais do que os brinquedos de blocos, mas parques temáticos e produções para TV e cinema também.
A marca investe mais nos vídeos, com um canal principal e diversos outros temáticos, com entrevistas; How Tos, sobre como montar coisas com as peças Lego; e até um canal voltado para os pais, com ideias e inspirações.
São conteúdos que a todo momento impactam o público-alvo, crianças, e o público decisor da compra, os pais, com uma forte presença no YouTube.
BMW
A prioridade do Marketing com o site é: velocidade. Em um artigo divulgado em 2019 no Think with Google, o diretor global de Marketing Digital, Jörg Poggenpohl, afirmou que melhorar a performance do site, para que “refletisse o que a BMW representa”, era o objetivo maior.
O site foi todo remodelado tendo como foco a velocidade. Especialmente a experiência de usuário no mobile, com tecnologias Progressive Web Apps (PWA) e Accelerated Mobile Pages (AMP). A marca também produz conteúdo de engajamento, como vídeos que contam histórias, mas têm como um dos principais “atores” um dos carros da marca.
Equinox
A marca fitness Equinox também trabalha com um tipo de blog, melhor definido como uma revista online, a Furthermore. Produzido por equipe completa de um site de notícias, os conteúdos também possuem uma série de consultores especializados, como médicos e doutores.
MAIS CASES EM PUBLICIDADE
Ao longo de minha carreira realizei trabalhos de publicidade e Marketing de Conteúdo para Pequenas, Médias e Grandes Empresas. Confira abaixo alguns trabalhos realizados.
RESULTADOS
Criação em mais de 12 mil peças Publicitárias Personalizadas
Criação em mais de 1.250 vídeos de conteúdo criados
Mais de 54 mil vendas geradas no Google Shopping
Mais de 1200 anúncios publicitários criados
Mais de 27 milhões gerados em Faturamento nos Projetos
Mais de 850 Landing Pages criadas e personalizadas
Marcelo Minerato Especialista Web Design e Vendas Online
Endereço: Rua Augusto Rocha, Vila Romero - São Paulo -SP
Telefone para contato: +55 (11) 93091 - 8327