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CRI-e-ME

Criatividade e Competência

CRIAÇÃO E CONTEÚDO

Especialista em Criação, Conteúdo e Marketing Digital localizado na Zona Norte de São Paulo

METODOLOGIA CRIATIVA

Minha metodologia de Criação e Conteúdo começa com o processo criativo muito antes do momento de produção de textos, peças e outros produtos. Antes disso, me debruço sobre todos os dados possíveis: desde Google Analytics até o banco de dados do cliente. Com esse trabalho somado aos meus conhecimentos de marketing de conteúdo, tenho a total convicção de que a criação atingirá os resultados que dela se espera.

Com o briefing sólido e o conceito em mente, meu trabalho de construção da mensagem é simplificado e a assertividade passa a ser muito maior, já que a produção foi pensada no formato que meu próprio público aprova e veiculada no canal em que meu público está. Além da qualidade, prezo pela parte organizacional para jamais ultrapassar prazos e termos o melhor produto possível dentro da data agendada.

Para entregar aquilo que prometo, meu cronograma contempla muita organização para diminuir as chances de erro; amplo conhecimento de todo público-alvo; muito estudo de dados e de fontes com informações sobre marca, produtos, público e canais; comprometimento com o prazo sem abrir mão da qualidade; e acompanhamento de resultados para jamais parar de progredir.

CASES

Ao longo de minha carreira tive o privilégio de realizar diversos trabalhos de Marketing e Conteúdo. Confira abaixo Cases de sucesso utilizando serviços de Marketing e Conteúdo.

Red Bull

Além de patrocinar diversos eventos e criar os seus próprios voltados para esportes, a marca investe em muito conteúdo em vídeo, com seu canal no YouTube, e texto. 

A criação de conteúdo é tão forte para a marca, que em abril de 2007 foi fundada a empresa de conteúdo da própria Red Bull, a Red Bull Media House. A primeira publicação foi uma revista, a Red Bull Bulletin, lançada no ano seguinte.

Além das revistas e dos eventos, a empresa de mídia lançou filmes e até gravações musicais em um estúdio com artistas licenciados. Desde 2018, o conteúdo criado pela marca já está presente em 178 países. 

Alguns exemplos são o Red Bull Radio, serviço de streaming musical com transmissão 24 horas; a premiada revista The Red Bulletin; Sounds of Red Bull, uma rede global de produtores e compositores.

GoPro

A GoPro não vende apenas câmeras e acessórios. Em seu canal no YouTube, com mais de 7.700.000 inscritos e alcançando a marca de mais de 2 bilhões de visualizações, trabalha muito o conteúdo gerado pelo usuário. 

O GoPro Awards é uma premiação para usuários da câmera, que podem enviar vídeos e competir em três categorias por prêmios em dinheiro. Além de ser uma forma de reter clientes e mantê-los engajados, também acaba transformando-os em embaixadores da marca. 

Os conteúdos ainda podem inspirar muitas pessoas que ainda estão na decisão de compra, vendo o que é possível fazer com o produto. Pelos números de seu canal, é possível perceber o tamanho do engajamento que esse conteúdo gera para a marca.

HubSpot

A HubSpot é uma empresa de SaaS (Software as a Service). Eles vendem softwares. São ferramentas para os times de Comunicação, Marketing e Vendas, como automação de marketing e CRM, por exemplo. Mas eles também são uma referência mundial em Inbound Marketing.

Inclusive o assunto foi mencionado pela primeira pelo cofundador, Brian Halligan. A empresa trabalha diariamente a criação de uma comunidade, seja com seus blogs (Vendas, Marketing e Serviços), os cursos gratuitos na HubSpot Academy, o evento anual Inbound, entre outros conteúdos divulgados nos perfis das mídias sociais e YouTube.

Etsy

A Etsy é um marketplace muito conhecido, principalmente, nos Estados Unidos. Existe uma infinidade de categorias de produtos, desde itens artesanais a peças de colecionador.

blog da empresa é mais um de Marketing de Conteúdo. Poderia ser um grande desafio, afinal, vários tipos de produto são vendidos na plataforma. Mas, ainda assim, o conteúdo do blog conseguiu ficar claro e organizado. 

A linha editorial é bem definida, por categorias de produtos, com muitos blog posts educativos. Existem categorias de conteúdo mais de Atração (topo de funil) como DIY e Decorating Ideas; Conversão, com os posts sobre os produtores (Featured Shops); e conteúdo de Venda, como os Shopping Guides, que nada mais são que listas de produtos.

Marriott International 

Um dos cases de destaque de Marketing de Conteúdo no Turismo é o da Marriott International. Seguindo a linha da Red Bull e da Nestlé, a rede criou sua própria agência in-house, o Marriott Content Studio, lançado em 2014 para atender às 18 marcas da rede. Não só uma produtora de conteúdo, o estúdio produz filmes também.

Na ocasião do lançamento do filme “Two Bellmen Three”, o diretor Creative & Content Marketing para Ásia Pacífico da Marriott, Tony Chow, definiu bem como o Marketing de Conteúdo ajuda na marca.

“Não apenas essa franquia de filmes inovadora ajuda a levar interesse e reconhecimento da nossa marca, ela inspira e engaja consumidores com sua história criativa – enriquecida pelo apelo do destino local e a popularidade crescente da cultura coreana.” 

Starbucks

A marca de cafeterias é famosa não só por suas lojas, mas pelas fotos dos copos de cafés mais “instagramáveis” que existem. E não é por ser elaborado, mas pela relevância e tamanha autoridade da marca no mercado.

Muito desse sucesso veio de criar uma cultura com a marca, que gerou uma comunidade e, hoje, gera toneladas de conteúdo de fãs que engajam naturalmente nos perfis em mídias sociais. E ainda estimulam outras pessoas a irem ao local a cada foto postada.

A marca produz bastante conteúdo em mídias sociais e ainda estimula a criação do usuário. Além disso, investe em conteúdo diferenciado em seu canal no YouTube, além de dicas e How Tos, muitas séries focadas em pessoas e storytelling, o que ajuda com a aproximação do público.

 

Lego

A Lego tem a maior audiência de um canal de marcas no YouTube, segundo dados da Social Bakers, com 9.604.895.634 de visualizações totais. Além de quase 8 milhões de inscritos. Não esqueça que a marca tem mais do que os brinquedos de blocos, mas parques temáticos e produções para TV e cinema também.

A marca investe mais nos vídeos, com um canal principal e diversos outros temáticos, com entrevistas; How Tos, sobre como montar coisas com as peças Lego; e até um canal voltado para os pais, com ideias e inspirações. 

São conteúdos que a todo momento impactam o público-alvo, crianças, e o público decisor da compra, os pais, com uma forte presença no YouTube.

BMW

A prioridade do Marketing com o site é: velocidade. Em um artigo divulgado em 2019 no Think with Google, o diretor global de Marketing Digital, Jörg Poggenpohl, afirmou que melhorar a performance do site, para que “refletisse o que a BMW representa”, era o objetivo maior.

O site foi todo remodelado tendo como foco a velocidade. Especialmente a experiência de usuário no mobile, com tecnologias Progressive Web Apps (PWA) e Accelerated Mobile Pages (AMP). A marca também produz conteúdo de engajamento, como vídeos que contam histórias, mas têm como um dos principais “atores” um dos carros da marca.

Equinox

A marca fitness Equinox também trabalha com um tipo de blog, melhor definido como uma revista online, a Furthermore. Produzido por equipe completa de um site de notícias, os conteúdos também possuem uma série de consultores especializados, como médicos e doutores. 

MAIS CASES EM PUBLICIDADE

Ao longo de minha carreira realizei trabalhos de publicidade e Marketing de Conteúdo para Pequenas, Médias e Grandes Empresas. Confira abaixo alguns trabalhos realizados.

RESULTADOS

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Criação em mais de 12 mil peças Publicitárias Personalizadas

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Criação em mais de 1.250 vídeos de conteúdo criados

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Mais de 54 mil vendas geradas no Google Shopping

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Mais de 1200 anúncios publicitários criados

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Mais de 27 milhões gerados em Faturamento nos Projetos

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Mais de 850 Landing Pages criadas e personalizadas

Orçamento Gratuito

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Marcelo Minerato Especialista Web Design e Vendas Online

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